quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tomar vitamina C NÃO previne contra gripe! Evidência Científica

A vitamina C protege mesmo contra gripes e resfriados?

Foi-se o tempo em que vitamina C e cama eram considerados remédios eficazes contra a gripe. Embora essa vitamina seja considerada um potente antioxidante capaz de combater doenças infecciosas e seja também uma grande aliada para o equilíbrio do sistema imunológico, recente estudo dirigido por cientistas da Austrália e Finlândia concluiu que seus benefícios são mínimos e não protegem contra os resfriados comuns. Quando se fala em gripe suína, então, ela não é indicada como medicamento preventivo.

Segundo José Luiz de Andrade Neto, infectologista e professor da PUC/PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a vitamina C só é eficiente no combate à gripe quando o paciente apresenta deficiência desse nutriente.

"Sua falta prejudica não só o desempenho do organismo na defesa contra a Influeza A, mas também em relação a outras doenças", diz o especialista. Além disso, completa, "não existe comprovação de que, em organismos bem nutridos e, portanto, equilibrados, a vitamina C traga benefícios extras".

O melhor a fazer continua sendo seguir as regras básicas de boa higiene: lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, evitar contato pessoal, cultivar o hábito de dormir bem, controlar o estresse, manter-se ativo, além de tomar muito líquido e alimentar-se de forma equilibrada.

Nos Estados Unidos é um alto negócio o comércio de suplementos nutricionais, que prometem maravilhas para quem tomar doses supra-fisiológicas de minerais e vitaminas. Este comércio se aproveita de uma lei dos pais da pátria locais – neste aspecto semelhantes aos nossos – que retiraram da FDA a supervisão deste tipo de produto. Mas, há um movimento importante nos próprios EUA, da parte de protetores de consumidores e de profissionais de saúde para que estas coisas, como todas as outras que envolvem medicação para saúde, voltem à agência reguladora.

Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário