quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O hábito de dividir comprimidos/cápsulas pode oferecer risco à saúde

MedicaçãoPesquisadores da Ghent University na Bélgica descobriram que cortar comprimidos pode levar pacientes a tomarem doses erradas. 
Os pesquisadores pediram a cinco voluntários que partissem oito comprimidos de diferentes tamanhos e formatos, utilizados para o tratamento de doenças como trombose, artrite e síndrome de Parkinson. Foram usadas três técnicas diferentes: uma faca de cozinha, uma tesoura e um cortador de comprimidos.
A pesquisa descobriu que 31% dos comprimidos cortados eram diferentes da dosagem correta. Das técnicas utilizadas, o cortador de comprimidos foi a mais eficiente, mas em 13% dos casos em que a ferramenta foi usada o corte foi incorreto. A Dr. Charlotte Verrue, responsável pela pesquisa, diz que há uma necessidade de dividir comprimidos para obter uma dosagem menor, mas que a maioria deles não é apropriada para serem cortados. “Os comprimidos partidos são frequentemente de tamanhos desiguais e uma porção considerável do comprimido pode ser perdida durante a divisão”. Ela afirma que seria melhor se dosagens diferentes ou fórmulas líquidas estivessem disponíveis no mercado, tornando o processo de partir comprimidos desnecessário.
A pesquisa foi publicada no Journal of Advanced Nursing.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário