Um seguimento profissional que vem crescendo bastante é o farmacêutico. O setor se desenvolveu com muita rapidez no mercado, principalmente após a aprovação da lei que obriga drogarias e farmácias a contratarem um profissional da área. O piso salarial do profissional gira em torno de R$ 1.700.
Para ser farmacêutico, é preciso gostar de estudar e dominar disciplinas como química, farmacologia, fisiologia, e saber como funciona a ação de medicamentos no corpo humano, além de matemática e até estatística. Mas um ponto fundamental, muito exigido hoje em dia, é a assistência farmacêutica, pois o profissional tem que saber dar orientações quanto ao uso da medicação aos clientes e pacientes.
O farmacêutico pode atuar tanto no controle de qualidade, quanto na produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento. As opções são diversificadas e há espaço nas empresas de alimentos, medicamentos, laboratórios de análises clínicas e empresas de cosméticos, que é outro segmento que está em alta no mercado. O profissional também tem que estar atento e sempre atualizado às novidades da ciência, leis e exigências da vigilância sanitária. O trabalho exige dedicação, disciplina e organização. Tudo tem que estar perfeito, desde a compra de materiais dos fornecedores até a entrega ao cliente.
Os interessados em iniciar a carreira podem prestar vestibular e cursar Farmácia nas principais universidades do país, como a UFF, UFRJ, UFSC, UFBA, USP, UFPA , UFMG e UFRGS entre outras.
Fonte: G1 Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário