segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estudo CONFIRMA que pílulas anticoncepcionais NÃO provocam ganho de peso.

Segundo pesquisadores, crença pode estar atribuindo ganho de peso que ocorre com a idade ao medicamento

SÃO PAULO - É verdade que as pílulas anticoncepcionais provocam o ganho de peso? Segundo uma nova pesquisa conduzida nos Estados Unidos, não. Os resultados do estudo foram publicados na revista Human Reproduction.

Na pesquisa, os cientistas acompanharam macacos-rhesus, que têm um sistema reprodutivo praticamente idêntico ao humano, durante um ano. O estudo realizado com animais tem uma vantagem, no entanto: as variáveis podem ser medidas e controladas mais facilmente, o que torna os dados mais importantes.

No início do estudo, metade dos animais eram obesos. Durante um tratamento de oito meses, os animais receberam anticoncepcionais por via oral, ajustados ao peso que apresentavam, de forma que a dosagem imitasse a que as mulheres recebem. Os pesquisadores monitoraram o peso, a alimentação, os níveis de atividade física, gordura corporal e massa muscular dos animais. Na conclusão do estudo, o grupo de peso normal permaneceu estável e o grupo obeso perdeu peso (8,5%) e gordura corporal (12%) devido ao aumento do metabolismo basal. Não foram vistas mudanças na ingestão de alimentos ou atividade física em nenhum dos grupos.

"Esse estudo sugere que as preocupações sobre ganho de peso com o uso de pílulas anticoncepcionais parecem ser mais baseadas na ficção que em fatos", afirmou Judy Cameron, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo. "Além disso, pode haver um efeito diferente dependendo do peso com que você começa a usar o medicamento. Provavelmente, a razão pela qual essa crença continua a existir é por que o ganho de peso que parece acontecer com a idade está sendo atribuído às pílulas."

Fonte: Estadão

2 comentários:

  1. Olá Patrick, obrigada pela indicação em seu blog...
    Muito boa esta matéria sobre anticoncepcional, que tal abordarmos também os riscos de trombose e transtornos da coagulação...
    Obrigada,
    Cassandra

    ResponderExcluir
  2. Cassandra,
    Ótima idéia!!! Conto com sua colaboração com o texto e divulgação...
    Grande abraço

    ResponderExcluir