quinta-feira, 18 de março de 2010

O Farmacêutico e o Diabetes - COMO POLÍTICA DE GOVERNO


diabetes farmaceutico aferindo taxa de glicoseUm exército com 90 mil homens e mulheres deve entrar em combate, em breve, contra um alvo comum: o diabetes. Serão os farmacêuticos, que deverão participar de um programa de qualificação focada na prevenção e controle da doença, em especial aferição da taxa de glicose. Para tanto, eles serão qualificados, por meio de um programa nacional a ser criado através de uma parceria formalizada, no dia 4 de fevereiro de 2010, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os parceiros são o Conselho Federal de Farmácia, a Anvisa, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Associação de Diabetes Juvenil. Participarão desse esforço a Feifar (Federação Interestadual de Farmacêuticos) e a Fenafar (Federação Nacional de Farmacêuticos). O objetivo da parceria é promover a capacitação dos farmacêuticos que atuam, em farmácias e drogarias, farmácias públicas, postos de medicamentos e unidades volantes de todo o País.

O espírito do programa é a prevenção, levando-se em conta que existam, atualmente, no Brasil, 12 milhões de portadores de diabetes. Na última Campanha Nacional de Detecção de Diabetes, por exemplo, houve a participação de 22,1 milhões de pessoas com mais de 40 anos de idade, e foram constatados 346 mil novos casos da doença degenerativa. Mesmo assim, desconfia-se que metade das pessoas que possuem diabetes não têm conhecimento da doença.

De acordo com a International Diabetes Federation, há, atualmente, 250 milhões de portadores de diabetes, em todo o mundo. No entanto, considera-se que, se não houver medidas eficazes de combate e divulgação do que é e de como age a doença, até 2025, o número de diabéticos já terá chegado a 380 milhões ao redor do planeta.

Uma das maiores autoridades brasileiras em diabetes é o farmacêutico Roberto Bazotte. Ele é doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pela Universidade do Texas (Houston-EUA). É Professor Titular de Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (PR). Segundo Bazotte, o farmacêutico ocupa um lugar estratégico na detecção, prevenção e tratamento do diabetes.

“Existe um número muito grande de doenças, e os médicos estão encastelados em especialidades. Um psiquiatra, por exemplo, trabalha rotineiramente com antidepressivos, ansiolíticos e alguns outros poucos fármacos. Ele não precisará se preocupar muito com os antibióticos, os antigripais. Mas, na farmácia comunitária, aparece do câncer ao resfriado, e ao farmacêutico é impossível conhecer todas as doenças e possibilidades de tratamento. A solução está em o farmacêutico da farmácia comunitária investir em doenças crônicas de alta prevalência na população e que geram o uso contínuo de medicamentos, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade, as dislipidemias”, explica Roberto Bazotte.

Ele cita estudos feitos, nos EUA, que revelam que o paciente diabético frequenta a farmácia, de três a oito vezes mais do que o não diabético, deixando, por visita à farmácia, em torno de 39 dólares, contra 13 dólares de não diabéticos. “Existem ainda outros medicamentos que o paciente pode estar utilizando (por exemplo, os anti-hipertensivos), além do fato de levar outros produtos necessários. Isto, sem contar os produtos diet, light, agulhas e seringas descartáveis, tiras reagentes para glicosímetro etc. Enfim, o diabetes abre à farmácia comunitária a oportunidade de oferecer ao paciente diabético uma ampla gama de serviços e produtos complementares ao tratamento medicamentoso. Esta disponibilidade deve estar associada ao conhecimento”, ressalta o farmacêutico.

Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF.

Um comentário:

  1. Oi Patrick! Tudo bem? Meu nome é Felipe, sou farmacêutico de Salvador-Bahia, e criei um blog recentemente sobre temas na área de saúde. O objetivo é congregar farmacêuticos para que possamos trocar ideias. Para inaugurar coloquei um caso clínico para discutirmos.A paciente tem diabetes, entre outros problemas. Gostei do seu blog. Bem informativo! Aguardo sua visita! Abraço! www.farmacopeia.blogspot.com

    ResponderExcluir