segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Veja com exclusividade o Ranking dos Cursos de Farmácia do Brasil de acordo com as notas divulgadas do ENADE e CPC.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, divulgou nesta quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior. A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).



Veja com exclusividade o Ranking dos Cursos de Farmácia do Brasil de acordo com as notas divulgadas do ENADE e CPC. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os 12 melhores cursos de Farmácia do Brasil GUIA DO ESTUDANTE


A Farmácia é o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Cabe ao farmacêutico pesquisar e preparar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examinar e testar substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observar as reações provocadas no organismo.


Durante a graduação, que dura em média 5 anos, o estudante tem matérias das áreas de biologia, física e química. Nos três primeiros anos, a grade é recheada de química orgânica, inorgânica, analítica, parasitologia, anatomia, entre outras.
Entre as disciplinas profissionalizantes, estão fisiopatologia, toxicologia, análise e controle de qualidade, química farmacêutica e de cosméticos. Além disso, os alunos têm aulas práticas, em laboratório, que ocupam grande parte da carga horária.

O mercado de trabalho para este profissional está um pouco saturado. Mas, a área que mais precisa de profissionais qualificados é a científica, de pesquisa. Outros setores com boa oferta de vagas são a biologia molecular e a toxicologia forense.
Se você se interessou pelo curso de Farmácia, não deixe de conferir onde estão as melhores faculdades.

Nome da faculdade
Estrelas
Universidade de Brasília (UnB)
★★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG)
★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
★★★★★
Universidade Federal do Pará (UFPA)
★★★★★
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
★★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
★★★★★
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
★★★★★
Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC)
★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto
★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus da Cidade Universitária
★★★★★

* lista em organizada por estado e ordem alfabética

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.








sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comprimidos e drágeas parecidos com doce podem confundir crianças


Em estudo realizado por hospital infantil, maioria mostrou saber a diferença entre guloseimas e medicamentos, mas aparência similar a doce induz ao erro

A cada quatro crianças, uma tem dificuldade de distinguir entre um remédio e um doce, segundo uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira durante a Conferência da Academia Americana de Pediatria, em Boston. O estudo mostrou que os professores também confundiam as duas coisas – mostrando que um a cada cinco errou quando teve que diferenciar.

O estudo Candy or Medicine: Can Children Tell the Difference (Doce ou medicamento: as crianças sabem qual é a diferença?) foi conduzido por Casey Gittelman e Eleanor Bishop, pesquisadoras do Centro de Informações de Droga e Envenenamento do Hospital Infantil de Cincinnati.
Para o estudo, foi feita uma mistura entre doces e remédios, contabilizando 30 'comprimidos'. Então, as pesquisadoras escolheram randomicamente 30 professoras e 30 estudantes e pediram a eles que diferenciassem entre os medicamentos e as guloseimas. Além disso, os participantes do estudo foram questionados sobre como guardavam os remédios em casa e com qual frequência usavam os medicamentos.
A maioria dos estudantes (71%) foi capaz de distinguir entre um e outro. No caso dos professores, a taxa foi de 78%. Já as crianças que não sabiam ler tiveram resultados significativamente piores quando comparadas a aquelas que haviam aprendido a ler. Entre os erros mais comuns, segundo a pesquisa, estavam a confusão de M&M’s, balas e doces de manteiga de amendoim, com remédios para gripe e antiácidos.
"Frequentemente, a confusão ocorria com objetos circulares, normalmente com cores e brilhos muito semelhantes e sem nenhuma marca para distinguir entre eles", explicou Bishop. Além disso, 78% dos 60 estudantes e professores disseram que, em suas casas, os medicamentos não são trancados ou estão fora do alcance.
Segundo Bishop, é preciso educar as famílias sobre como guardar os medicamentos em segurança. As autoras do estudo também sugerem que a aparência dos medicamentos deve ser diferente dos doces para reduzir o consumo acidental de remédios. No Brasil, 35% dos casos de intoxicação por medicamentos ocorrem em crianças menores de 5 anos. Nos Estados Unidos, ocorrem 100.000 internações por ano por conta da ingestão indevida de medicamentos — dois terços das hospitalizações ocorrem em crianças com menos de 5 anos.

Fonte: Veja

Como prevenir acidentes
Saiba evitar a ingestão indevida:

  • • Mantenha todos os produtos tóxicos em local seguro e trancado, fora do alcance das mãos e dos olhos das crianças
  • • Evite tomar remédio na frente de crianças
  • • Mantenha os medicamentos nas embalagens originais
  • • É importante que a criança aprenda que remédio não é bala, doce ou refresco
  • • Pílulas coloridas, embalagens bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças; não a estimule
Fonte: Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da FioCruz