segunda-feira, 16 de agosto de 2010

EUA aprovam pílula do dia seguinte que previne gravidez até 120 horas após relação sexual

 14/08 às 18h14 O Globo com agências internacionais

WASHINGTON - Autoridades de saúde dos Estados Unidos aprovaram, nesta sexta-feira, a comercialização no país de uma nova pílula do dia seguinte , capaz de impedir a gravidez até cinco dias depois do sexo sem proteção. A droga, chamada ella, é fabricada pelo laboratório francês HRA Pharma e será vendida nos EUA pela Watson Pharmaceuticals a partir do fim do ano.
Trata-se do primeiro contraceptivo de emergência capaz de impedir a gravidez mesmo quando tomada até cinco dias após o episódio de sexo sem proteção. A Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) justificou a liberação da pílula com base em dois testes que mostraram que a droga é eficaz e segura. "A droga não é destinada a uso rotineiro como contraceptivo", frisou a FDA em comunicado. A droga já é comercializada em muitos países da Europa.
Ella é um tipo de modulador seletivo dos receptores de progesterona, ou seja, faz parte de uma classe de drogas que interfere na produção desse hormônio que é crucial para a gravidez. A classe engloba ainda a pílula abortiva conhecida como RU-486.
De acordo com o fabricante, o risco de uma mulher engravidar se tomar a nova pílula até três dias depois de fazer sexo sem proteção é de apenas 1,9%. Tomada cinco dias depois, o percentual sobe um pouco, para 2,2%.
O lançamento da pílula causou grande polêmica entre grupos conservadores e republicanos nos EUA. Para eles, a pílula seria abortiva.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário