sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RDC 52/2011 - Medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona não podem ser vendidos no Brasil




A partir desta sexta-feira (9/12), os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona não podem mais ser comercializados no Brasil. A proibição, determinada pela Diretoria Colegiada da Anvisa em outubro, consta da Resolução RDC 52/2011, que estabeleceu um prazo de 60 dias para entrada em vigor da medida.   
Os medicamentos a base de femproporex, mazindol e anfepramona tiveram seus registros cancelados pela Anvisa, ficando proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos no país. Os três medicamentos fazem parte do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico.
A norma da Anvisa também apresenta novas restrições para medicamentos a base de sibutramina.  Entre as novidades, está a obrigatoriedade dos profissionais de saúde, empresas detentoras de registro e farmácias e drogarias de notificarem, obrigatoriamente, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre casos de efeitos adversos relacionados ao uso de medicamentos que contém sibutramina.
Confira aqui a íntegra da Resolução RDC 52/2011 da Anvisa.

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Fonte: ANVISA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os efeitos nocivos do álcool levam as pessoas a acharem as outras mais atraentes





Um recente estudo da Universidade de Roehampton, na Inglaterra, confirmou que o álcool tem, sim, um efeito embelezador. Na pesquisa, os estudantes-cobaias que haviam bebido tinham 10% mais chance de sentir-se atraído por pessoas menos atraentes do que quando estavam sóbrios.

Segundo a pesquisa, quanto mais álcool uma pessoa ingere, menos capaz ela se torna de distinguir as características no rosto alheio

A razão é que, quanto mais álcool uma pessoa ingere, menos capaz ela se torna de distinguir as características no rosto alheio.
Psicólogos da instituição testaram 64 estudantes em vários bares em Londres. Eles foram convidados qualificar 20 pares de fotografias de homens e mulheres entre 18 e 25.
Os rostos foram manipulados digitalmente para parecer mais simétricos, e, portanto, mais atraentes. A pesquisa mostrou que os cobaias que haviam bebido menos de quatro doses, escolhiam os rostos simétricos em 67% dos casos. Enquanto aqueles que tinham níveis elevados de álcool no sangue escolhiam as imagens menos atraentes, ou seja não alteradas, em 58% das vezes.
“Aqueles que estavam bêbados davam menos atenção aos defeitos e a simetria facial”, disse dr. Lewis Halsey, um dos líderes do estudo, ao jornal britânico Daily Mail.
Fonte: EXAME