segunda-feira, 6 de junho de 2011

Detectada nova bactéria resistente a antibióticos


Uma nova cepa de bactérias Staphylococcus aureus, resistente aos antibióticos do grupo da penicilina, foi encontrada em humanos e em vacas. Segundo investigadores do Imperial College, de Londres, que realizaram um estudo publicado no jornal “Lancet Infectious Diseases”, estas bactérias podem causar desde problemas cutâneos até infecções sanguíneas em pessoas com o sistema imunitário debilitado.

Nesta variante resistente à meticilina (MRSA, na sigla em inglês), o gene mecA, que provoca a resistência à medicação, tem apenas 60 por cento de  nível de semelhança daqueles que compartilham 99 por cento das MRSA conhecidas. “É por isso que a nova estirpe passava despercebida nos exames clínicos”, explicou Laura García-Álvarez, investigadora do Imperial College.

Depois de a bactéria, denominada LGA251, ter sido identificada 13 vezes em  leite de vaca, os investigadores encontraram 50 casos em humanos na Grã-Bretanha e na Dinamarca em 2010, sendo que actualmente estão a desenvolver os primeiros testes noutros países europeus como Alemanha, Holanda e, inclusivamente, Portugal.

A especialista contou que "a primeira bactéria desse tipo procede de uma amostra de 1975”, sendo que tem uma ampla distribuição geográfica, mas a sua incidência em números absolutos é muito baixa. Acrescentou ainda que, durante estes 36 anos não foi detectada por falta de métodos que o permitissem.

Os investigadores ainda não determinaram se a bactéria é de origem bovina e foi transmitida para os humanos, ou se aconteceu o contrário. Contudo, sublinharam que o consumo de leite de vaca não representa qualquer risco de contágio, dado que o processo de pasteurização elimina totalmente a Staphylococcus aureus.

Está estimado que um terço da população tem no organismo bactérias resistentes a antibióticos, nomeadamente na pele e nas fossas nasais. Contudo, as complicações médicas associadas às MRSA costumam a ocorrer apenas em pacientes submetidos a alguma intervenção cirúrgica.

Ao longo dos últimos anos, nos países industrializados, as bactérias têm vindo a aumentar a sua resistência aos antibióticos, sendo que entre 40 e 60 por cento delas deixaram de sucumbir a tratamentos com os antibióticos mais comuns.

Fonte: CiênciaHoje